Simp

Está aqui

Violência doméstica. Ameaça agravada sobre agente de autoridade. Condenação. MP. Juízo Central Criminal de Almada

26 nov 2020
Ministério Público da Comarca de Lisboa

Por acórdão proferido esta quarta-feira, 26 de novembro, o Juízo Central Criminal de Almada condenou um arguido pela prática de dois crimes de violência doméstica, um sobre a sua companheira, outro sobre a filha menor daquela, e ainda um crime de ameaça agravada sobre um agente de autoridade.

O Coletivo aplicou-lhe uma pena de prisão efetiva de 5 anos e 4 meses, além de uma pena acessória de proibição de qualquer tipo de contacto com aquelas vítimas de violência doméstica durante 5 anos, monitorizada por meios tecnológicos.

O arguido viveu maritalmente com a sua companheira no período entre 2012 e 2014 em Peniche, e depois em 2019 e início de 2020, no Seixal, após reatarem relacionamento íntimo e familiar.

Em síntese,  o tribunal deu como provado que o arguido, na presença dos filhos menores da vítima, quase diariamente, desferiu-lhe murros, pontapés e bofetadas, tanto em casa do agregado como em locais públicos, além de lhe proferir expressões atentatórias da sua dignidade como mulher e cidadã, rebaixando-a e controlando os seus movimentos e percursos, invadindo-lhe a privacidade com telefonemas e mensagens escritas.

O arguido não poupou a filha mais velha da companheira a assistir a muitas dessas situações, numa das vezes causando-lhe desmaio e vómitos, além de pânico.

O arguido confrontou ainda um agente da autoridade, aquando da deslocação deste à residência do casal no Seixal, a pedido da vítima companheira, que vira o seu domicílio violado pelo arguido, a quem ameaçou que lhe daria um tiro na cabeça à primeira oportunidade.

O arguido vai manter-se em prisão preventiva até ao trânsito em julgado do acórdão.

A Investigação foi dirigida pela SEIVD/Seixal, coadjuvada pela PSP/Divisão do Seixal.