Simp

Está aqui

Associação criminosa. Contrabando agravado. Buscas. Detenções. MP. DIAP de Lisboa

21 jul 2020

No âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público do DIAP de Lisboa realizaram-se, esta terça-feira, 19 buscas domiciliárias e 45 não domiciliárias.  Foram ainda detidas cinco pessoas na sequência da emissão de mandados de detenção fora de flagrante delito.

A investigação centra-se na atividade de um grupo que, de forma organizada, se dedicava à  introdução no consumo, em território nacional, de elevadas quantidades de tabaco, de diversas marcas. O tabaco seria depois escoado diretamente no mercado em estabelecimentos de café e de restauração, subtraindo toda esta atividade ao controlo de entrada de mercadorias por parte do Estado e ainda ao pagamento do imposto especial sobre o consumo que incide sobre o tabaco, A par do tabaco, o grupo também transacionaria, em menor escala, bebidas alcoólicas.     

Em causa estão factos suscetíveis de integrarem os crimes de associação criminosa, contrabando agravado, introdução fraudulenta no consumo agravado, e branqueamento.

A operação envolveu mais de uma centena de militares da Unidade de Ação Fiscal da GNR, órgão de polícia criminal que coadjuva o Ministério Público nesta investigação.

Os detidos serão, no decurso do dia de amanhã, presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação.